Menu Close

Como saber se a próstata está saudável?

Você sabe como descobrir se sua próstata está bem, os sinais ou sintomas de que tem algum problema? Não? Então, confira tudo isso nesse artigo.

Do tamanho de uma noz, a  próstata é uma glândula presente no corpo do homem, que desde a adolescência, começa a se desenvolver, aumentando de tamanho, e isso por causa da testosterona, até chegar ao seu tamanho normal.

A próstata tem uma única função, de produzir parte do líquido que forma o esperma, alimentando e protegendo os espermatozoides.

Porém, embora pequena, essa glândula pode incomodar muito, e isso quando apresenta alterações, podendo ser devido a um câncer, a hiperplasia benigna da próstata e a uma prostatite.

O fato é que após os 40 anos é fundamental que todo homem passe a ir, ao menos, uma vez por ano, ao médico, para, justamente, poder fazer um acompanhamento dessa glândula.

Uma boa dica é se prevenir de doenças da próstata, e se você fizer o uso do renova prost você tem uma grande chance de evitar essas doenças, por isso é super importante a gente usar esse suplemento natural de forma constante.

Como saber se a próstata está bem

Para saber se a próstata está saudável, é fundamental ir ao médico anualmente e fazer exames como:

  • Toque retal:apalpação da próstata através do ânus do paciente, onde o tamanho e a dureza da glândula é avaliada;
  • PSA:  exame de sangue que serve para contar a quantidade de uma proteína específica da próstata, onde resultados com valores elevados indicam que a próstata está aumentada, podendo ser hiperplasia benigna da próstata ou câncer;
  • Exame de urina:serve para detectar a presença de bactérias na urina e diagnosticar casos de prostatite;
  • Biópsia:nesse exame é retirado um pequeno pedaço da próstata para ser avaliado em laboratório.

Vale ter em mente que esses exames devem ser feitos em qualquer idade quando se perceber algum sintoma de alteração na próstata e, claro, quando o urologista considerar adequado. Porém, o exame retal não deve ser feito só quando aparecer algum sintoma, e sim, 1 vez por ano, após os 50 anos de idade, ou após os 45 anos, no caso de haver histórico familiar de câncer de próstata.

É importante saber que quanto mais cedo for identificado o câncer de próstata, mais chances terá de cura.

Quando ligar o sinal de alerta

É preciso considerar que os sintomas dos problemas da próstata são bem parecidos, por isso, caso perceba alguma alteração na próstata, é preciso procurar logo um médico. Os sintomas mais comuns são:

  1. Dificuldade para urinar
  2. Jato de urina muito fraco
  3. Vontade frequente de urinar, mesmo à noite
  4. Sensação de bexiga cheia, mesmo após ter urinado
  5. Presença de gotas de urina na cueca
  6. Impotência ou dificuldade de manter uma ereção
  7. Dor ao ejacular ou urinar
  8. Presença de sangue no sêmen
  9. Vontade repentina de urinar
  10. Dor na região dos testículos ou perto do ânus

Não adie, ao perceber qualquer um desses sintomas, procure logo o médico urologista para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado o quanto antes.

Leave a Reply